domingo, 25 de novembro de 2012

Cultura Organizacional

Cultura Organizacional

 
   Cultura Organizacional ou cultura cooperativa é um conjunto de hábitos e crenças estabelecidas, através das normas, valores, atitudes compartilhados pelos os membros de uma organização, destingindo  assim, a organização das demais.

  •      Constitui o modo de pensar e agir, existente em uma organização;
  •      A essência da cultura é expressada,  pela maneira que realiza seus negócios;
  •      Representa  as percepções dos dirigentes e funcionários da organização;
  •      Reflete a mentalidade que predomina na entidade;
  •      Condiciona a administração das pessoas;
  •      Caracteriza-se pela aceitação implícita pelos seus membros;
  •      É reforçada pelo próprio processo de seleção eliminando pessoas caracterizadas discrepantes, com os padrões estabelecidos;
  •      Ajuda a preservar a cultura                                                                                                          
      Representa as normas informais e não escrita que orienta o comportamento dos membros de uma organização no dia-a-dia, direcionando, suas ações para alcançar seus objetivos organizacionais.
Tipos

  • CULTURAS ADAPTATIVAS:
    -- Caracterizada pela maleabilidade e flexibilidade, voltadas para a inovação, mudança e criatividade;
    -- Organizações que adotam e  fazem revisões e atualizações;
    -- Por um lado ha a necessidade de mudança e adaptações para garantir atualização e modernização  Por outro, a necessidade de estabilidade e permanência para garantir a identidade da organização.
  • CULTURAS CONSERVANTES:
    -- Mantem-se inalteradas;
    -- Caracterizada pela manutenção de ideias, valores, costumes, e tradições e não mudam ao londo do tempo;
  • CULTURAS FORTES:
    -- Valores compartilhados pelos funcionários influenciando comportamentos e expectativas.
  • CULTURAS FRACAS:
    -- Facilidade de mudanças ( mudam-se com facilidade)



Componentes
Apresenta em três diferentes níveis: ARTEFATOS, VALORES COMPARTILHADOS E PRESSUPOSIÇÕES BÁSICAS.
  • ARTEFATOS: Nível superficial, visível e perceptível  sendo coisas concretas que um vê,  ouve e sente quando se depara com uma organização  incluindo os produtos, serviços e padrões de comportamentos dos membros.
    Indica a visão ou adição como é a cultura organizacional
    (símbolos, historias, heróis, lemas etc..)
  • VALORES COMPARTILHADOS: Valores relevantes, tornando-se importantes para as pessoas definindo razões;
    Funciona como justificativas aceitas por todos os membros
  • PRESSUPOSIÇÕES BÁSICAS: Nível intimo, profundo e oculto, sendo crenças inconscientes, percepções  sentimentos e pressuposições que as pessoas acreditam.
A Cultura Organizacional prescreve a maneira de fazer as coisas adotadas na organização, através de pressuposições não escritas e nem sequer faladas.
Os funcionários de uma organização  aprendem a cultura organizacional, por meio de varias formas, como historias, rituais, símbolos materiais e linguagem.
  • HISTORIAS: São historias contadas sobre o fundador da entidade. Lembranças  eventos especias em geral, regras de conduta e corte de funcionários  Erros e acertos, ancoram o presente no passado, explicando, assim a legitimidade das praticas atuais.
  • RITUAIS E CERIMONIAS: Sequencias repetitivas de atividades que expressam  e reforçam os valores da organização. Reúnem e aproximam totalidade para motivar e reforçar aspectos culturais, como reduzir conflitos.
  • SÍMBOLOS MATERIAIS: Definem o grau de igualdade ou diferencias entre as pessoas e o tipo de comportamentos, constituindo, a comunicação não verbal. Os objetos pertencentes a organização são os símbolos materiais.
  • LINGUAGEM: Meio como identificar membros de uma cultura e subcultura.
Para que haja mudança na cultura organizacional é necessário revitalização e inovação  As ferramentas que ajudam nessa mudança são:
  • CLAREZA DOS OBJETIVOS, VALORES E PRINCÍPIOS:
    -- Auxiliador no processo de mudança ;
    -- Seu retorno é de médio prazo, com características bem divulgadas e aplicado
  • INTEGRAÇÃO E COMUNICAÇÃO:
    -- Permite a comunicação interna entre diversos níveis, de forma simples e aberta
  • ABERTURA DE NOVAS IDEIAS:
    -- Grau em que  as organização é dina
    mica, esta atenta as mudanças  com senso de oportunidade, criação de um ambiente motivador. 
  • DESEMPENHO PROFISSIONAL:
    -- Possibilidade de crescimento e valorização pessoal na área profissional.









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